


Em alturas de confinamento e com a chegada do frio, o jardim começa a ser menos convidativo, contudo são cada vez mais importantes as atividades de natureza principalmente quando temos crianças ativas.
As plantas ditas suculentas, das quais se inserem os catos, apresentam as caraterísticas perfeitas para uma atividade relaxante, fácil e de “rápidos” resultados.
Estas plantas por norma possuem raiz, caule e folhas engrossadas, que são a base da sua resistência à falta de água, uma vez que estas estruturas vão servir de reservatórios.
Além disso criaram processos a nível celular de redução da evapotranspiração, diminuindo assim as suas perdas de água e permitindo a sua sobrevivência em climas áridos e secos, mantendo um aspeto viçoso e verde.
Mas para esta nossa atividade, ainda apresenta uma caraterística mais interessante, que passa pela sua capacidade reprodutiva. A verdade é que a partir de uma simples folha podemos criar uma planta, graças à totipotência das suas células.
Com base neste conhecimento, uma planta suculenta, um pouco de terra e um conjunto de vasos, que podem passar até por pequenos copos de iogurte são a base para a nossa atividade.
As folhas interiores e menos expostas podem ser a base, sendo semi enterradas nos nossos vasos, depois basta proporcionar as condições de humidade necessárias para se desencadear o enraizamento, dando inicio ao processo de formação de uma nova planta.
Aproveitem a terra…