PLANTAS TODO O TERRENO

Continuamos a insistir que os nossos jardins tem de ser práticos, funcionais e utilizáveis a 100{5c2d7b14c9a87366caa0efff3602ca89a7210ee7cf53002f7d794f73ccca028a}, e nesta filosofia não existem nem más ideias nem más plantas.

Temos insistido nas zonas ditas nobres, que são mais utilizáveis e exigem um investimento maior, mas hoje vamos focar a nossa atenção nos espaços mais distantes e marginais, onde o terreno é mais fraco e o sistema de rega não chega.

Para aí precisamos de plantas adaptadas, resistentes à secura e de preferência de folha persistente, por forma a dar um efeito de profundidade constante.
Com estas características podemos apresentar a Yucca aloifolia e o Nerium oleander.

A Yucca com as suas folhas pontiagudas em tufo e tronco rugoso, poderá ser colocada isolada, em maciço ou mesmo criar uma boa sebe de proteção, tendo em conta a sua capacidade de gerar novos rebentos a diferentes alturas.
Pelo seu elevado índice de crescimento a poda de limpeza e formação é obrigatória pelo menos uma vez ao ano, apresentando a vantagem de poder usar esses ramos de poda para formar novas plantas de forma rápida e eficiente tendo em conta a boa capacidade de enraizamento que apresentam.

O Nerium também apresenta elevados níveis de crescimento e resistência, acrescendo a vantagem de uma floração atrativa e multicor. A sua resistência é plenamente comprovada pela sua recorrente utilização em separadores de auto-estrada.
Com folhagem desde a base e multicaule, pode também funcionar como sebe, não uniforme, que pode facilmente atingir os 2 metros de altura.

Estas zonas ditas menos nobres, são o ideal para abrigo e alimentação de pequenas aves, criando assim espaços de biodiversidade que dão mais brilho, som e cor ao jardim.

Aproveitem a terra…