PLANTAS DE ÉPOCA – VIOLA TRICOLOR

Chegado finalmente o frio, eis que se desencadeiam os naturais ciclos fisiológicos, que passam em grande parte por queda de folha e / ou paragem de desenvolvimento.

Nesta fase a floração é escassa e os espaços verdes apresentam a sua fase mais monótona e monocromática.

Face à necessidade de implementar cor, aparece uma improvável solução, por detrás da sua aparente fragilidade, a Viola tricolor, conhecida como “amor perfeito”, apresenta-se como uma solução para maciços, floreiras e canteiros, pela sua intensa floração, cores que variam entre o azul, amarelo, roxo e branco, e grande resistência à geada.

Atingindo uma altura máxima de 15cm, esta pequena resistente, proporciona floração durante o inverno, criando bonitos tapetes de cor.

Face ás elevadas densidades de plantação em maciço, fica mais sujeita a ataques de botrytis, com os consequentes apodrecimentos e também se apresenta como um alvo apetecível por parte de caracóis e lesmas, necessitando de acompanhamento periódico, que passa por limpeza de material vegetal em decomposição e controlo das populações de moluscos, que pode passar por colocação de barreiras, armadilhas biológicas com “mistelas atrativas e em ultimo caso os moluscicidas.

São estes apontamentos que tornam o jardim mais dinâmico e menos cinzento no inverno.
Aproveitem a terra…