
Eis que os dias crescem, a temperatura aumenta e o ar livre torna-se ainda mais apetecível.
É uma boa altura para dar a limpeza e remodelação necessária à horta e ao jardim das aromáticas. Partindo do principio que as geadas tardias não vão aparecer e as oscilações térmicas não serão muito significativas, arrancam as plantações.
A juntar ao que já “colocamos” em março, reforçamos alface e o tomate com as ervilheiras e as favas, e no que diz respeito ás aromáticas, os orégãos, os coentros e o limonete podem ser colocados à terra. Os morangos começam a dar um ar da sua graça e registam-se os primeiros frutos.
Também mais ativos apresentam-se as lesmas e caracóis, sempre prontos para dar “dentada” nos primeiros rebentos, nada como aplicar armadilhas atrativas que podem passar por recipientes semi enterrados e devidamente protegidos com cerveja no interior.
Estas armadilhas poderão ser facilmente realizadas com uma garrafa plástica cortada e colocada na horizontal, ou mesmo um frasco vidro.
Quanto aos morangos, os melros são apreciadores vorazes, aí poderemos usar os “espanta pássaros”, com as placas de alumínio e os CD`s sem utilização, ou em ´´ultimo caso a cobertura com uma rede anti pássaro.
O prazer de colher alimentos nossos, frescos e saudáveis vai por certo compensar estas naturais adversidades.
Aproveitem a terra…