
É no outono com a queda da folha que muitos dos ninhos da vespa velutina, comumente chamada de vespa asiática, ficam a descoberto.
As copas das árvores são um dos locais de eleição destes insetos, contudo já é muito comum o aparecimento de ninhos em estruturas, no solo, em arbustivas e silvados.
Com a alcunha de vespas assassinas, face ao seu ataque feroz e voraz ás abelhas domésticas e não pela sua apetência de ataque ao homem, a verdade é que estas vespas sentindo o ninho em risco, não hesitam a agir de forma agressiva.
Face ao exposto, estamos na presença de um perigo ambiental, quebrando o equilíbrio do ecossistema e pondo em risco a biodiversidade da qual os polinizadores e em especial a abelha doméstica é responsável, por outro lado temos o risco para a saúde pública face á localização dos ninhos em zonas de atividade humana.
A deteção de um ninho deve ser alvo de contacto imediato com as autoridades, afim de o sinalizar e posteriormente e após avaliação o eliminar.
A eliminação dos ninhos pode ou não pressupor a sua remoção, dependendo da forma de atuação, química ou através do fogo, e localização e meios de acesso.
O aviso poderá ser feito para a Câmara local, Proteção Civil ou através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).
Estar atento é importante, por forma a evitar acidentes e riscos desnecessários, sem que tal implique pânico.
Aproveitem a terra…