
É usual e corriqueiro dizermos que o clima está a mudar. Isto através de uma análise empírica tendo por base a roupa que vestimos, o frio que temos, o uso do guarda-chuva ou o nível de aquecimento utilizado.
A verdade é que, as plantas e animais são indicadores inequívocos das alterações que temos vindo a sentir.
Todos nós de uma forma mais ou menos consciente, começamos a tomar noção que as aves migratórias alteraram comportamentos, seja pelos ninhos de cegonha ocupados o ano todo, seja por bandos de andorinhas avistados em pleno inverno.
As plantas também alteram comportamentos e isso poderá ser importante na forma como planeamos e gerimos o nosso jardim.
Depois de voltarmos a olhar com “ternura” para as plantas tipicamente mediterrânicas, pela sua adaptação, resistência e estética, temos agora de perceber até que ponto plantas que tínhamos como sendo de “época”, poderão ser opções válidas para o ano todo.
Este ano as roseiras praticamente não pararam de florir e as bouganvilleas pura e simplesmente não perderam a folha. As próprias magnólias de folha caduca acabaram por florir duas vezes em 2016 e a Lantana camara, manteve-se verde florida e aromática.
As típicas hidrângeas, são outro exemplo, começam a manter-se verdes durante praticamente o ano todo, podendo ser vistas como opção mais válida para bordaduras ou mesmos pequenas sebes.
Tal facto não invalida que estas plantas tenham de ser podadas no período de menor crescimento vegetativo, caso contrário tomam portes “gigantescos”.
Aqui terá de entrar o bom senso e a leitura técnica adequada, para tirar proveito do aumento temporal de verdes e florações, a poda de formação terá de ser menos drástica e mais distribuída não se resumindo apenas a uma intervenção.
As mudanças são inevitáveis e cabe-nos a nós, identifica-las, analisa-las e tirar proveito delas.
Aqui vai a nossa sugestão, roseiras, lantanas, bouganvilleas e hydrangeas, estão a deixar de ser as estrelas do verão, “arrastando” a sua floração para os meses de inverno, cabe-nos analisar e decidir!
Aproveitem a terra…