MUSGO NOS RELVADOS

Com o inverno finalmente a chegar, um dos problemas dos relvados chama-se musgo.
Este aparece e prolifera em zonas que lhe ofereçam condições adequadas, que se prendem principalmente com humidade abundante, zonas sombrias, solo com escassez de nutrientes e / ou pH ácido.

A resolução de qualquer problema, passa sempre pela procura e avaliação da causa, e aqui os problemas de drenagem serão sempre o primeiro fator a despistar. Solos húmidos e encharcados são propícios á proliferação e associados a zonas de ensombramento agravam o problema.

A manutenção periódica e os corretos planos de fertilização, também são importantes para “conter” o desenvolvimento do musgo, associados a operações de arejamento como a escarificação no início da primavera e final do verão.

Nesta altura, a escarificação, dependendo da dimensão das manchas, poderá ser realizada manualmente com um ancinho ou recorrendo a equipamento escarificador, que através das suas lâminas verticais “rasga” o solo á profundidade pretendida.
Esta operação, realizada com temperaturas baixas e / ou riscos de geada, podem colocar em risco o relvado, face à exposição a que o sistema radicular da cobertura fica exposto, daí nesta altura do ano se falar em operação localizada e restrita ás manchas infestadas.

O sulfato de ferro, em estado granulado ou líquido, também se apresenta como uma situação eficaz, necessitando sempre de cuidados acrescidos na aplicação e pós-aplicação, pelo risco de manchas de difícil remoção em paredes e calçadas.

Votos de Boas Festas!
Aproveitem a terra…