MAGNÓLIA – FLORES DE INVERNO

No período de inverno, quando o jardim se torna mais escuro e menos atrativo, seja pela humidade em demasia, árvores despidas e a floração muito pontual e escassa, eis que surge a Magnolia soulangeana, conhecida comumente como magnólia de folha caduca.
Como que surgindo do nada, os ramos acastanhados enchem-se de botões florais e a floração vai surgindo exuberante e consistente.
A planta pode apresentar-se em forma de árvore, mais comum, ou em arbusto onde a floração parte desde a base até à ponta dos ramos.
Dependendo das condições climatéricas, principalmente das temperaturas baixas, decisivas para o arranque do desenvolvimento vegetativo, e a precipitação que condiciona a durabilidade das mesmas numa segunda fase, a floração inicia em dezembro / janeiro e prolonga-se até março, sendo depois substituída por uma folhagem verde abundante.
No ano de 2016, e comprovando as tão anunciadas alterações climatéricas a que o nosso planeta tem sido alvo, a magnólia de folha caduca, apresentou florações pontuais e dispersas por entre a folhagem, como que confundida com um outono que teimava em não chegar.
Após este período de floração, a Magnolia soulangeana, como que caí no “anonimato”, passando despercebida e perdendo todo esse protagonismo e imponência, mas a verdade é que durante este período é sem dúvida a estrela maior do jardim.
Aproveitem a terra…