Artigos técnicos e notícias

PLANTAÇÕES DE ABRIL

É uma boa altura para dar a limpeza e remodelação necessária à horta e ao jardim das aromáticas. Partindo do principio que as geadas tardias não vão aparecer e as oscilações térmicas não serão muito significativas, arrancam as plantações.

2ª EDIÇÃO – PROJETO PROFIJARDIM NA ESCOLA

A Profijardim voltou a realizar uma iniciativa de cariz ambiental junto de duas instituições de educação.
A iniciativa envolveu cerca de 300 crianças e teve por objetivo a sensibilização para a importância da árvore.

EQUIPA DE REGA

Devidamente equipada e com conhecimentos técnicos em sistemas de rega automatizados, esta equipa pretende de forma eficiente, eficaz e rápida dar resposta ás solicitações de revisão, reparação e construção.

LIMPEZA FLORESTAL

Próxima que esta a data de 15 de Março, intensificam-se as campanhas do “Portugal sem Fogos”.

RECRUTAMENTO PROFIJARDIM

A Profijardim mantém para 2018 a sua estratégia de crescimento e reconhecimento de uma marca que já é uma referência a nível nacional.

Para responder a este propósito a empresa está recrutar para as seguintes zonas:

PROFIJARDIM 2018

A Profijardim encara 2018, como um período de expansão, crescimento e consolidação de uma empresa que já é uma referencia na Manutenção e Construção de Espaços Verdes.

RELVADOS – SISTEMA DE REGA NO INVERNO

As temperaturas baixas estão aí e as plantas recorrem aos seus sistemas de sobrevivência e proteção, entrando a maioria em processos de menor desenvolvimento vegetativo preparando-se para as próximas etapas que aí vem.

AS ÁRVORES E A CIDADE

A relação das cidades com as árvores, pauta-se por constantes conflitos “amor / ódio”, incongruências e claras faltas de informação.

FOLHAS FORA DE ÉPOCA

A Magnolia soulangeana que já começa a iniciar a sua floração, mantendo ainda grande parte das folhas, o Liquidamber que teima em manter a folha em tons vermelhos, a Bouganvillea que contínua a florir e as pragas de alguns insetos que teimam em perdurar causando prejuízos extras.
Todos estes sinais, obrigam-nos a assumir que nada será como antes.

PLANTAS DE ÉPOCA – VIOLA TRICOLOR

Por detrás da sua aparente fragilidade, a Viola tricolor, conhecida como “amor perfeito”, apresenta-se como uma solução para maciços, floreiras e canteiros, pela sua intensa floração, cores que variam entre o azul, amarelo, roxo e branco, e grande resistência à geada.

PROCESSIONÁRIA DO PINHEIRO

Nos últimos anos a processionária do pinheiro, de nome cientifico Thaumetopea pityocampa Schiff., tem vindo a tomar protagonismo e vai marcando presença nas nossas vidas e preocupações, pela sua expansão em zonas públicas e habitacionais, e sobretudo pelas caraterísticas urticantes que possui.

OPERAÇÕES CULTURAIS – PODAS DE OUTONO

Apesar do tempo ainda quente, já são bem percetíveis as maiores amplitudes térmicas e a consequente reação das plantas.
As temperaturas médias e o fotoperiodismo, são sem dúvida fatores “gatilho” para alterações biológicas nas espécies vegetais, e chegou a altura adequada para as ditas operações de poda num grande número de espécies.

ESTUDO DE COBERTURAS DE ESPAÇOS VERDES

A Profijardim está a realizar um estudo relativo ás várias coberturas de jardim, no que concerne à sua resistência relativamente á temperatura, necessidades hídricas, necessidades de manutenção quanto ao número de cortes ano, suscetibilidade a pragas e doenças, textura, aspeto estético durante o ano e localização geográfica.

OUTONO – ÁRVORES DE FOLHA CADUCA

Entramos no Outono e a tradição mantém-se, as árvores de folha caduca seguindo o seu processo fisiológico, começam a perder a folha, criando coloridos mantos nos pavimentos e coberturas. As árvores ficam “despidas” deixando visível toda a sua copa, estrutura, ramificação e conformação.