Artigos Técnicos
SUCULENTAS – PLANTAS DE FÁCIL TRATO
As plantas ditas suculentas, das quais se inserem os catos, apresentam as caraterísticas perfeitas para uma atividade relaxante, fácil e de “rápidos” resultados.
O OUTONO E A VESPA VELUTINA
É no outono com a queda da folha que muitos dos ninhos da vespa velutina, comumente chamada de vespa asiática, ficam a descoberto.
RELVADOS- ALTURA DE CORTE
Para que o nosso relvado esteja nas melhores condições, devemos mantê-lo com a altura adequada.
AFÍDEOS- ELES ANDAM AÍ
Os afídeos ou piolhos são insetos picadores-sugadores presentes nas culturas agrícolas e nas plantas ornamentais dos nossos jardins.
POLINIZADORES- QUE FUTURO SEM ELES?
Num mundo generalista em que por vezes os pormenores passam muito despercebidos, encaramos agora uma grave realidade relacionada com a drástica redução dos polinizadores.
COCHONILHA NOS CITRINOS E ORNAMENTAIS
A cochonilha, apresenta-se como uma praga muito frequente nos nossos jardins.
Tratando-se de um inseto picador sugador, causa prejuízos diretos ao enfraquecer a planta, e indiretos causados pelas “meladas” que excretam.
GRAMA BRASILEIRA- TEMPERATURAS ABAIXO DE ZERO
A comummente chamada grama brasileira (Axonopus compressus), muito utilizada e em grande expansão no nosso país, sendo uma planta originária do continente americano, com principal incidência em países de clima tropical e sub-tropical, não deixa de se ressentir no inverno.
MUSGO NOS RELVADOS
Com o inverno finalmente a chegar, um dos problemas dos relvados chama-se musgo.
FENÓMENOS CLIMATÉRICOS
O clima está realmente a mudar e fenómenos climáticos que habitualmente nos passavam ao lado, começam a atingir o nosso país.
CITRINOS – PSILA AFRICANA
A psila Trioza erytreae (Del Guercio), vulgarmente designada por psila africana dos citrinos, está registado como um organismo de quarentena da OEPP (Organização Europeia de Proteção das Plantas).
PLANTAÇÕES DE VERÃO
O calor aperta e as plantas exigentes e resistentes são as estrelas da companhia.
Apesar de um clima incerto que teima em persistir, a verdade é que o jardim de aromáticas ganha mais cor e volume.
PLANTAÇÕES DE ABRIL
É uma boa altura para dar a limpeza e remodelação necessária à horta e ao jardim das aromáticas. Partindo do principio que as geadas tardias não vão aparecer e as oscilações térmicas não serão muito significativas, arrancam as plantações.
